30 de abril de 2012

Jazigo no Cemitério Municipal de Petrópolis (Petrópolis - RJ)



Jazigo Perpétuo do inocente Francisco filho de Francisco Jose Alves Souto e Maria Luiza Silva Souto ( 30/12/1871 - 09/04/1872)

Abril de 2012

Via Crúcis da Catedral de São Pedro de Alcântara - Petrópolis

     Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:


  1.Estação: Jesus é condenado à morte

2.Estação: Jesus carrega a cruz às costas

3.Estação: Jesus cai pela primeira vez

4.Estação: Jesus encontra a sua Mãe


5.Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus

6.Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus

 
7.Estação: Jesus cai pela segunda vez

8.Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

9.Estação: Terceira queda de Jesus


10.Estação: Jesus é despojado de suas vestes


11.Estação: Jesus é pregado na cruz


12.Estação: Jesus morre na cruz

13.Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe

 14.Estação: Jesus é enterrado

Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra, dentre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos foram: Via Cucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do card. Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as Via Crucis de São Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.

Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.

Fonte: Wikipedia

BR 101 - Nordeste que não se vê


Andarilhos
Igrejinha no alto da pedra

Sem terra por todo o lado
Ponto de ônibus
Casa de pau a pique



Plantações e Seca
Eucaliptos

Rio São Francisco no verão

Praia do Forte - Cabo Frio - RJ

A praia do Forte localiza-se na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Constitui-se na principal praia da cidade, com 7,5 quilômetros de extensão. Nela se localiza o Forte de São Mateus do Cabo Frio, erguido no século XVII.






 




 


Entrada do Forte de São Mateus

"Forte de S. Matheus Construído por Constantino de Menelau em 1616. Restaurado pela Direção Técnica do Prof. Adail Bento Costa em 1957. Sob os auspícios do Dr. Miguel Couto Filho Governador do Estado".

Atualmente administrado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o forte recuperou sua vocação de espaço cultural e turístico, aberto de terça a domingo, das 9 às 19h - Grátis.

Do Centro: 727 metros
Da Rodoviária: 1754 metros


Fonte: Wikipédia

16 de abril de 2012

Órgão Berner da Catedral São Pedro de Alcântara - Petropolis - RJ


Construído pelo organeiro alemão radicado no Brasil, Guilherme Berner e inaugurado em 1937. Após quase 3 décadas sem manutenção e fora de uso, passou por um completo trabalho de restauração, realizado pela casa de organeiros paulista Família Artesã Rigatto & Filhos e foi solenemente reinaugurado em 20 de dezembro de 2010, com cerimônia religiosa e recital dado pelo conceituado organista Marco Aurélio Lischt, maestro do Coro dos Canarinhos de Petrópolis.









Detalhes da Restauração, fornecidos por Rigatto & Filhos:

Console:
 - recebeu novos tabletes de registros, com duas combinações livres, bem como também todos os acomplamentos possíveis entre os teclados, para futuras eventuais ampiiações;
 - o sistema de transmissão elétrico do console e dos acoplamentos, que funcionava com pentes de contatos de bronze fosforoso, foi substituído por um moderno sistema eletrônico, com obtenção de resposta muito mais veloz entre teclados e someiros.
Someiros:
 - foram raspados e envernizados, com novas guarnições. Todos os folezinhos (cerca de 2.100 peças) que abrem a passagem de ar para os tubos, foram reconstruídos com pele específica; todas as válvulas de comando das notas foram reconstruídas e supridas com novos solenóides de acionamento (450 peças).
Gelosia:
 - os acionamentos eletro-pneumáticos das caixas expressivas ( II manual e III manual) foram substituídos por um sistema eletro-digital de 8 estágios para cada manual e indicadores luminosos no painel.

Tubos:
- os tubos foram repassados nas formas, sendo-lhes devolvidas suas formas originais;
- suas janelas de afinação foram soldadas e reabertas;
- todos os tubos que se encontravam cortados foram alongados com a mesma liga de metal.
Harmonização:
- o órgão foi novamente harmonizado por inteiro, com a otimização máxima possível de sua sonoridade, diferenciando-se bem o caráter de cada timbre, usando-se técnicas europeias e respeitando-se as características originais do instrumento.

 
 
Ensaio do Órgão e interior da Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis

 
 
- - - - -

 
 
- - - - -
 

 


Fonte: Organistas-Rio


 
Ver mapa maior


- _ - _ - _ -_ -

Catedral de São Pedro de Alcântara
Bairro: CENTRO HISTÓRICO
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60
Telefone: 24 2242-4300 - Fax - 24 2242-4300
Visitação: diariamente, das 8h às 18h
- _ - _ - _ -_ -

1 de abril de 2012

Lago Quitandinha




Visitação ao lago
Caminhada por um espaço totalmente revitalizado e uma vista ao casario em estilo normando e farol em homenagem a Ilha de Marajó.

Terça a domingo e feriados, 9h às 18h.


Localizado em frente ao SESC Quitandinha
Nome da principal via de acesso: Rua Venezuela.
Entrada: gratuita
Características físicas: largura: 40 m, comprimento: 1,5 km, profundidade: 02 m

Lago artificial, onde hoje está o Sesc com pedalinhos em forma de Cisnes. O lago em toda a extensão de sua imponente fachada possui o formato do mapa do Brasil e foi construído como único suporte viável no caso de um inesperado incêndio.


Pedalinho do Lago do Quitandinha

Passeio de pedalinho pelo Lago Quitandinha com a vista do casario criado para ser o maior cassino-hotel da América Latina.


Sábados, domingos e feriados, 9h às 18h.
Valores: R$ 20 (Associado Sesc Rio) e R$ 30 (demais usuários).
Funcionamento da atividade sujeito a condições climáticas






Sesc Quitandinha

Av. Joaquim Rolla, n º 2 - Petrópolis
Tel: (24) 2245-2020

 





Fonte: SescRJ