Monumento à Júlio Frederico Koeler
Data da inauguração:
23/01/1955
Material:
pedra, concreto
Pontos de referência:
Próximo a Casa da Princesa Isabel e a Catedral São Pedro de Alcântara.
Autor:
Antonio Geraldes
Dedicado ao Major Júlio Frederico Koeler, arrendatário da Fazenda do Córrego Seco de propriedade de dom Pedro II, idealizador do Plano Urbanístico da cidade e grande incentivador da vinda de imigrantes alemães para Petrópolis.
O monumento compreende uma base executada em lajotas de granito, representando a Fazenda do Córrego Seco em seu primitivismo, a terra bruta desbravada para a fundação da cidade.
A coluna principal, executada em granito fino, tem a forma triângular representando o trabalho do major Koeler no que concerne a triangulação para o traçado de Petrópolis. Na face direita da coluna em baixo relevo representando a fundação de Petrópolis, figuram dom Pedro II entregando ao Major Koeler a autorização para que a Fazenda fosse transformada em cidade. Na face esquerda da coluna em baixo relevo também em bronze, representando a colonização de Petrópolis, uma família de colonos, semeando a terra. Na parte frontal da coluna em base de granito de 80 x 80cm está gravado a própria planta da cidade. Sobre a coluna está o escudo da cidade em bronze.
No alto da coluna, a estátua de Júlio Frederico Koeler, também em bronze medindo 2m de altura. Ali também se encontram os restos mortais do arquiteto.
Endereço: Praça Princesa Isabel – Centro
(em frente a Catedral São Pedro de Alcântara)
Fonte: DestinoPetropolis / PetropolisRjGov
Nenhum comentário:
Postar um comentário