A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito.
A criação do Museu da FEB foi idealizado pelo presidente da ANVFEB Petrópolis, Associação dos Veteranos Sr. Orlando Pellis e por alguns veteranos petropolitanos. Da ideia inicail para a efetiva criação do Museu, foram feitas numerosas reuniões entre a Associação e órgão públicos municipalis e instituições civis.
Após essa etapa concluida, a inauguração foi no ano de 1982, e a área pertencida à CAEMPE foi cedida em comodato por vinte anos pela Prefeitura de Petrópolis. Terminado o comodato em março de [1996], transferiu-se para um pequeno espaço cedido pelo 32º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão Pedro II, e em agosto do mesmo ano por concessão da Prefeitura Municipal de Petrópolis, instalou-se na antiga cocheira do Palácio Rio Negro - sede do Governo Estadual de 1895 a 1903, residência de verão dos Presidentes da República de 1903 a 1968, sede e residência do General da 1ª Brigada de Infantaria Motorizada de 1975 a 1991 e, atualmente, museu Casa dos Presidentes da República (em reforma e sob a tutela do DEMU/IPHAN), onde permanece até hoje.
SARGENTO BOENING: "Eu não posso mais avançar com os meus companheiros; diga a êles que sigam e sejam felizes. |
O Museu da FEB - Petrópolis possui peças doadas pelos veteranos petropolitanos e por amigos do Museu. No total são 673 peças em exposição, sendo 478 fotos e documentos e 195 objetos, dispostos em 3 salas. A Museu pode ser visitado por intermédio de veteranos.
Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra". |
Colete piloto USA |
Uniforme Nazista |
Homenagem aos petropolitanos que lutaram na 2º Guerra Mundial |
Acervo:
Sala A - Painel de fotos dos veteranos da FEB de Petrópolis
- Painel de fotos dos veteranos falecidos após o retorno ao Brasil.
- Painéis tipo biombo, com fotos diversas dos "pracinhas" petropolitanos na Itália.
Sala B - Vitrinas com objetos dos veteranos da FEB - Doação dos Veteranos de Petrópolis.
- Manequim com uniforme da FEB, completo.
- Quadro de fotos, incluindo o da rendição da 148º Div. de Infantaria alemã em Fornovo.
- Painel com fotos e histórico dos cinco petropolitanos mortos em ação na Itália.
Sala C - Vitrinas com uniformes da FEB.
- Quadros com fotos e histórias da FAB.
- Símbolos da FEB "Cobra Fumando", da FAB "Senta a Púa" e do V Exército Americano.
O museu é muito rico deste período da história, vale a pena visitar. Fico triste, que ele receba tanta atenção e seja mal conservado. O prédio precisa de reformas urgente e novos aparatos para manter o acervo de muita qualidade hereditária.
O local é fácil de achar, você só precisa procurar pelo Palácio do Rio Negro (Palácio Amarelo), ele fica atrás dele.
Tem estacionamento para visitantes dentro do museu.
Endereço: Av. Koeler, 255 - Centro (atrás do Palácio do Rio Negro)
Visitação: Externa
Telefone: 24 2243-6259
Visitação: gratuita
Horário: Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados das 13 às 17 horas. (Excepcionalmente, quando solicitado por escolas e instituições, o Museu será aberto em dia e hora à combinar, para o grupo de 15 à 25 participantes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário