.JPG) |
Miniatura da Leopoldina |
HISTÒRICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes.
Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway.
Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier.
O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
.JPG) |
Sinos datados de 1895 |
.JPG) |
Placa de identificação de locomotiva da Leopoldina Railway (réplica) |
.JPG) |
Acessórios da locomotiva |
.JPG) |
Acessórios da locomotiva CP 1890 |
.jpg) |
Macaco mecânico para 15 tons |
.JPG) |
O chefe da estação - J.G. Espinosa - 1979 |
.jpg) |
Reprodução de cédula do banco Mauá, Montevidéu - Paraguai |
.jpg) |
Moeda em homenagem ao Barão de Mauá |
.JPG) |
Episcópio reproduzia documentos |
.JPG) |
Reprodutor de bilhetes de estação |
.JPG) |
Lanternas de sinalização |
.JPG) |
Anatólio Nogueira - Ex-chefe da estacão Nogueira |
.JPG) |
Moedas comemorativas do Barão de Mauá 1936/1937/1938 |
.JPG) |
Lampiões ( À querosene) |
.JPG) |
Visconde de Mauá |
.JPG) |
Telefone interno de 5 ramais |
.jpg) |
Planta da possível Estação de Petrópolis |
.jpg) |
Porto de Mauá |
.jpg) |
Estação da Leopoldina, atual rodoviária local de Petrópolis |
.jpg) |
Trecho da estrada de Ferro Leopoldina Railway passando ao lado da fazenda do Padre Correia em 1918. |
.jpg) |
Fábrica de tecidos de Cascatinha |
.jpg) |
Igreja Nossa Senhora do Amor Divino em Corrêas |
.jpg) |
Fotos da estação de transbordo de Pacopaíba, Porto de Mauá, Município de Magé, cerca de 1860 |
.jpg) |
Passagens da linha do trem |
.jpg) |
Cronologia da ferrovia |
.jpg) |
Cronologia de Visconde de Mauá |
A ESTAÇÃO: A estação de Nogueira foi inaugurada em 1908. Foi construída para atender os interesses do Sr. Domingos de Souza Nogueira, português, industrial e empreendedor, antigo proprietário da Fazenda Nogueira onde hoje é o bairro de mesmo nome. Foi desativada em 1964, com a supressão do trecho da ferrovia entre Vila Inhomerim e Três Rios. ainda está de pé ao lado do antigo leito da ferrovia.
.JPG) |
Caminho das paradas do trem |
Praça de Nogueira - Corrêas
Telefone: (24) 2237-3860
E-mail:
disqueturismo@petropolis.rj.gov.br
Entrada:
gratuita
Horários: SegundA a Domingo: 09h ás 18h
Distância do Centro (Ponto zero) do município: 20 km
Tempo necessário para chegar ao atrativo partindo da localidade mais próxima (em minutos): 15
Pontos de referência: Localizado na Praça Nogueira
Nome da principal via de acesso: Avenida Leopoldina.
Empresa: Viação Petrópolis - Telefone: (24) 2236-2784 - Linha: 603/604/608
Nenhum comentário:
Postar um comentário