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Miniatura da Leopoldina |
HISTÒRICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes.
Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway.
Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier.
O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
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Sinos datados de 1895 |
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Placa de identificação de locomotiva da Leopoldina Railway (réplica) |
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Acessórios da locomotiva |
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Acessórios da locomotiva CP 1890 |
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Macaco mecânico para 15 tons |
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O chefe da estação - J.G. Espinosa - 1979 |
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Reprodução de cédula do banco Mauá, Montevidéu - Paraguai |
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Moeda em homenagem ao Barão de Mauá |
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Episcópio reproduzia documentos |
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Reprodutor de bilhetes de estação |
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Lanternas de sinalização |
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Anatólio Nogueira - Ex-chefe da estacão Nogueira |
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Moedas comemorativas do Barão de Mauá 1936/1937/1938 |
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Lampiões ( À querosene) |
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Visconde de Mauá |
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Telefone interno de 5 ramais |
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Planta da possível Estação de Petrópolis |
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Porto de Mauá |
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Estação da Leopoldina, atual rodoviária local de Petrópolis |
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Trecho da estrada de Ferro Leopoldina Railway passando ao lado da fazenda do Padre Correia em 1918. |
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Fábrica de tecidos de Cascatinha |
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Igreja Nossa Senhora do Amor Divino em Corrêas |
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Fotos da estação de transbordo de Pacopaíba, Porto de Mauá, Município de Magé, cerca de 1860 |
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Passagens da linha do trem |
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Cronologia da ferrovia |
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Cronologia de Visconde de Mauá |
A ESTAÇÃO: A estação de Nogueira foi inaugurada em 1908. Foi construída para atender os interesses do Sr. Domingos de Souza Nogueira, português, industrial e empreendedor, antigo proprietário da Fazenda Nogueira onde hoje é o bairro de mesmo nome. Foi desativada em 1964, com a supressão do trecho da ferrovia entre Vila Inhomerim e Três Rios. ainda está de pé ao lado do antigo leito da ferrovia.
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Caminho das paradas do trem |
Praça de Nogueira - Corrêas
Telefone: (24) 2237-3860
E-mail:
disqueturismo@petropolis.rj.gov.br
Entrada:
gratuita
Horários: SegundA a Domingo: 09h ás 18h
Distância do Centro (Ponto zero) do município: 20 km
Tempo necessário para chegar ao atrativo partindo da localidade mais próxima (em minutos): 15
Pontos de referência: Localizado na Praça Nogueira
Nome da principal via de acesso: Avenida Leopoldina.
Empresa: Viação Petrópolis - Telefone: (24) 2236-2784 - Linha: 603/604/608
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