11 de fevereiro de 2012

Museu do Trem - Centro Cultural Estação Nogueira (Petrópolis - RJ)



Miniatura da Leopoldina

HISTÒRICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes.

Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.

Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway.

Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier.
O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.

 


 
 Sinos datados de 1895

Placa de identificação de locomotiva da Leopoldina Railway (réplica)



Acessórios da locomotiva

 
Acessórios da locomotiva CP 1890

Macaco mecânico para 15 tons

O chefe da estação - J.G. Espinosa - 1979




Reprodução de cédula do banco Mauá, Montevidéu - Paraguai


Moeda em homenagem ao Barão de Mauá

Episcópio reproduzia documentos
Reprodutor de bilhetes de estação




Lanternas de sinalização

Anatólio Nogueira - Ex-chefe da estacão Nogueira

Moedas comemorativas do Barão de Mauá 1936/1937/1938

Lampiões ( À querosene)
 

Visconde de Mauá

  
Telefone interno de 5 ramais


Planta da possível Estação de Petrópolis

Porto de Mauá

Estação da Leopoldina, atual rodoviária local de Petrópolis
Trecho da estrada de Ferro Leopoldina Railway passando ao lado da fazenda do Padre Correia em 1918.

Fábrica de tecidos de Cascatinha
Igreja Nossa Senhora do Amor Divino em Corrêas

Fotos da estação de transbordo de Pacopaíba, Porto de Mauá, Município de Magé, cerca de 1860



Passagens da linha do trem

Cronologia da ferrovia
Cronologia de Visconde de Mauá





A ESTAÇÃO: A estação de Nogueira foi inaugurada em 1908. Foi construída para atender os interesses do Sr. Domingos de Souza Nogueira, português, industrial e empreendedor, antigo proprietário da Fazenda Nogueira onde hoje é o bairro de mesmo nome. Foi desativada em 1964, com a supressão do trecho da ferrovia entre Vila Inhomerim e Três Rios. ainda está de pé ao lado do antigo leito da ferrovia.

Caminho das paradas do trem



Praça de Nogueira - Corrêas

Telefone: (24) 2237-3860
E-mail: disqueturismo@petropolis.rj.gov.br
Entrada: gratuita
Horários: SegundA a Domingo: 09h ás 18h

Distância do Centro (Ponto zero) do município: 20 km

Tempo necessário para chegar ao atrativo partindo da localidade mais próxima (em minutos): 15

Pontos de referência: Localizado na Praça Nogueira

Nome da principal via de acesso: Avenida Leopoldina.

Empresa: Viação Petrópolis - Telefone: (24) 2236-2784 - Linha: 603/604/608


Nenhum comentário:

Postar um comentário