16 de abril de 2012

Órgão Berner da Catedral São Pedro de Alcântara - Petropolis - RJ


Construído pelo organeiro alemão radicado no Brasil, Guilherme Berner e inaugurado em 1937. Após quase 3 décadas sem manutenção e fora de uso, passou por um completo trabalho de restauração, realizado pela casa de organeiros paulista Família Artesã Rigatto & Filhos e foi solenemente reinaugurado em 20 de dezembro de 2010, com cerimônia religiosa e recital dado pelo conceituado organista Marco Aurélio Lischt, maestro do Coro dos Canarinhos de Petrópolis.









Detalhes da Restauração, fornecidos por Rigatto & Filhos:

Console:
 - recebeu novos tabletes de registros, com duas combinações livres, bem como também todos os acomplamentos possíveis entre os teclados, para futuras eventuais ampiiações;
 - o sistema de transmissão elétrico do console e dos acoplamentos, que funcionava com pentes de contatos de bronze fosforoso, foi substituído por um moderno sistema eletrônico, com obtenção de resposta muito mais veloz entre teclados e someiros.
Someiros:
 - foram raspados e envernizados, com novas guarnições. Todos os folezinhos (cerca de 2.100 peças) que abrem a passagem de ar para os tubos, foram reconstruídos com pele específica; todas as válvulas de comando das notas foram reconstruídas e supridas com novos solenóides de acionamento (450 peças).
Gelosia:
 - os acionamentos eletro-pneumáticos das caixas expressivas ( II manual e III manual) foram substituídos por um sistema eletro-digital de 8 estágios para cada manual e indicadores luminosos no painel.

Tubos:
- os tubos foram repassados nas formas, sendo-lhes devolvidas suas formas originais;
- suas janelas de afinação foram soldadas e reabertas;
- todos os tubos que se encontravam cortados foram alongados com a mesma liga de metal.
Harmonização:
- o órgão foi novamente harmonizado por inteiro, com a otimização máxima possível de sua sonoridade, diferenciando-se bem o caráter de cada timbre, usando-se técnicas europeias e respeitando-se as características originais do instrumento.

 
 
Ensaio do Órgão e interior da Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis

 
 
- - - - -

 
 
- - - - -
 

 


Fonte: Organistas-Rio


 
Ver mapa maior


- _ - _ - _ -_ -

Catedral de São Pedro de Alcântara
Bairro: CENTRO HISTÓRICO
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60
Telefone: 24 2242-4300 - Fax - 24 2242-4300
Visitação: diariamente, das 8h às 18h
- _ - _ - _ -_ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário