1 de maio de 2012

Conservação e restauração da berlinda de aparato de d. Pedro II - Petropolis


O Museu Imperial inaugurou a Galeria de Restauro – espaço no qual o público poderá acompanhar projetos de conservação e restauração do Museu, como o da berlinda de aparato de d. Pedro II. O projeto, incluindo a adaptação da galeria, tem o patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A berlinda foi construída em 1837, pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II.
 
Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas filhas, a abertura e o fechamento da Assembleia Geral.  À época, era conhecida pela população como “Monte de Prata” ou “Carro Cor de Cana”.
 
A peça, que era puxada por oito cavalos, tem como elementos prata, madeira, ferro, tecido e galões bordados em fios dourados. Sua pintura remete à cana-de-açúcar e possui janelas em cristal, estofamentos e revestimentos em veludo de algodão.
 
A restauração está sendo realizada diretamente pela equipe do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial que vem capacitando pessoas da comunidade petropolitana para auxiliar no processo.







2 comentários:

  1. Tenho curiosidade pra ver as peças do carro desmontado, os elementos detalhados, a suspensão. Gosto de fazer miniaturas de berlindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Obrigada pelo comentário, mas infelizmente não poderei ajudá-lo. Esta berlinda na foto encontra-se deste mesmo jeito, sem separações em detalhes. E também não é permitido muita proximação ao carro. È um trabalho da restauração com mínimos cuidados, apenas registrei o momento. Se realmente necessitas de mais informações técnicas recomendo entrar em contato com o Museu Imperial, no setor de conservação e restauração, que é muito bom: http://www.museuimperial.gov.br/conservacao-restauracao.html
      Espero ter-lo ajudado. ;)

      Excluir