2 de agosto de 2012

Museu de Armas Ferreira da Cunha (Petrópolis - RJ)

 

O Museu de Armas é um museu em Petrópolis. Possui em seu acervo armas diversas, como baionetas, armas militares e até aquelas utilizadas pelos indígenas da região, além de estampas e gravuras militares. No local ainda conta com uma biblioteca especializada nos assuntos (armaria e militaria). O museu foi fundado em 1957 pelo museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha, descendente do Conde da Cunha, e hoje o acervo conta com mais de 3.000 itens. O edifício-sede, uma réplica de um castelo, foi construído com pedras, em estilo medieval.



Pontos de referência: Localizado a 50 m, do ponto final do ônibus Duques

Tipo de transporte: ônibus regular

Empresa: Viação Petroita

Período de funcionamento: o ano inteiro

Visita: somente com horários pré-definidos/agendados 




















Regulamentos para visitação: comunicação prévia para atividades e termo de responsabilidade

Localização: em propriedade privada, com visitação agendada

Observações complementares: Construído em 1951, foi usado para locação de filmes. Atualmente, abriga armas, insígnias, fardas e coberturas militares.






" Cópia de um castelo português do século XII, o Museu, que é particular e não está aberto à visitação pública, reúne um acervo de mais de 20 mil tipos de armas com peças que vão desde o período neolítico até os dias de hoje, além de insígnias, fardas, coberturas militares, estampas e gravuras com motivos bélicos.

O Museu, que já foi usado como locação para filmes, é rico em detalhes, contando inclusive com uma ponte levadiça sobre um fosso e é cercado por canhões de diferentes épocas, todos apontados para a estrada. O seu proprietário, o colecionador Sérgio Ferreira da Cunha, faleceu em 1990, sem ver sua obra totalmente concluída. " - Petronline


Museu das Armas
Endereço: Rodovia BR-040, km 40 - Quitandinha
Visitação: (24) 2243-3119
Telefone: (21) 2273-9998
Fax: (21) 2243-3119
Contato: marcar com antecedência




Um comentário: