21 de junho de 2013

Mirante do Cristo (Petrópolis - RJ)


Desde que viemos morar em Petrópolis, imaginamos como seria descer a serra, sem carro ou sem ônibus, resumindo: apenas com os nossos próprios pés.

 

Pois é, até hoje (já se foram 3 anos) não consiguimos essa façanha, mas sempre descobrimos pedacinhos interessantes em cada canto da estrada da serra. Resolvemos fazer uma caminhada descendo. Pegamos o ônibus que poderia nos deixar no último/primeiro ponto na entrada da serra, o do bairro: Amazonas. Ele percorreu todo bairro, até chegar a um local final e de lá, começamos.
 Detalhe: não nos preparamos para nada, de sandálias yepp e fomos indo, como em todos as nossas jornadas.
 



O dia estava perfeito, não estava chovendo e nem frio, o Sol estava quente e ao mesmo tempo agradável.
A estrada não tem recursos para que você faça este percurso, fomos atravessando de um lado pro outro, a procura de espaço pra andar. São muitas beiradas sem apoio.
  



O legal é que você conhece muitas paisagens que na correria dentro de um ônibus/van/carro não veria.
Já vi muitos ciclistas aos fins de semana se arriscando a subir.
Fico imaginando como seria antes de asfaltarem o arrumarem tudo pro transporte. Hoje em dia, de carro em velocidade indicada pelas placas, são mais ou menos 30 minutos e ônibus: 40. 
Como chegar aí?
parada pra respirar e admirar a vista
caminho estreito pra caminhar
  
mensageiro, veio nos vigiar também
atravessando, se encostando com as pedras e as águas que escorrem pelos buracos.

pela BR 040
  
Então chegamos no famoso Mirante do Cristo, - aos que vão de transporte, só conseguem acessa-lo subindo a serra - ele fica localizado na Estrada Rio – Petrópolis (BR 040) altura do km 39,5. Quando estiver próximo é bom ir mais devagar, porque o acesso é complicado e pouquíssimo espaço pra estacionamento. Poucos conseguem ir até lá, porque quando ver já passou por ele e na descida tem que fazer o retorno perto do Belvedere. Aconselho fazer só quando tiver tempo disponível e paciência, porque é um longo caminho e entradas.




O Mirante é rodeado de árvores, bem aconchegante e pouco espaço pras dois lojinhas que possui lá: um de alimentação e outra de lembrancinhas da cidade. É inacreditável o quão alto é lá, mais do que o próprio Belvedere. Avistam-se muitas montanhas, muito verdes e num bom horário de visita, o pôr do Sol se torna divino.
Não se esquecendo do Cristo, a atração maior lá. A escultura fica num ponto mais alto, foi inaugurada no dia 20 de fevereiro de 1938 criado por Mario de Murtas.
“Monumento símbolo do cristianismo. Inicialmente foi construída de madeira, sendo substituída posteriormente por uma de granito com o Cristo em bronze, inaugurado solenemente pelo Cardeal D. Sebastião Leme, em 06/08/1941”. 




Aos que desconhecem a área, bom é muito antes da Casa do Alemão ou a entrada oficial da cidade de Petrópolis. Dá pra ir andando de lá até o Belvedere, mas aí... É melhor estar preparado. Não consiguimos nem chegar a metade da serra, é muito chão. Mas um dia quem sabe chegaremos ao final...

Vista pelo Cristo ao Belvedere

 




Fonte DestinoPetrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário