10 de março de 2011

Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Rio de Janeiro - RJ)


    A Igreja de Nossa Senhora da Candelária localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. É um dos principais monumentos religiosos da cidade.
    A igreja, palco de casamentos da sociedade carioca, teve seu nome associado à Chacina da Candelária, um massacre de menores de rua ocorrida na madrugada de 23 de julho de 1993 que teve repercussão internacional.


Origens:
    Segundo conta a história - semi-lendária - sobre a origem da igreja, nos princípios do século XVII uma tempestade quase fez naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam os espanhóis Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves.
    O casal fez a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau finalmente aportou no Rio de Janeiro, e o casal fez construir uma pequena ermida no local da atual Igreja da Candelária em 1609.


Importância:
    A Igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX brasileiro, pela qualidade dos nomes envolvidos e pela integração da arquitetura neoclássica e a decoração interna exuberante, em estilo misto neoclássico e eclético.
    A isso se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico.


Endereço: Praça Pio X - Centro do Rio de Janeiro - Rj
Telefone: (21) 2233-2324


Ela é linda e muito importante, palco de diversos momentos históricos para a cidade do Rio de Janeiro, desde ótimos para péssimas. Local de encontro para os cariocas também.
Fico triste, porque nunca consigo pegar ela aberta. Ainda quero conhecer ela internamente.



Fontes: Wikipédia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário