6 de março de 2011

Mausoléu imperial (Petrópolis - RJ)


Na ordem: D. Isabel Cristina de Bragança e Bourbon, princesa do Brasil (1846-1921), Dom Pedro II, imperador do Brasil (1825-1891), Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, imperatriz do Brasil (1822 - 1889), Luís Gastão de Orléans, conde d´Eu (1846-1922).

    O Mausoléu Imperial é uma pequena capela situada à direita do adro da Catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Abriga os restos mortais do imperador Pedro II do Brasil, de sua esposa, D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, de sua filha Princesa Isabel e do Conde D'Eu, além das tumbas do príncipe Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança e de sua esposa D. Elisabeth Maria Adelaide Dobrzensky de Dobrzenicz.

    Os restos dos imperadores lá chegaram em 1939, quando a construção do mausoléu foi concluída. Foram repatriados do panteão da Igreja de São Vicente de Fora, em Portugal, em 1925, durante as comemorações do centenário de nascimento de D. Pedro II e passaram alguns anos abrigados na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro (antiga Capela Imperial). Já os restos de D. Isabel e do Conde D'Eu foram lá inumados na década de 1950, repatriados do cemitério da cidade francesa de Eu. Os últimos restos a serem guardados foram os dos netos dos imperadores, trasladados do cemitério municipal da cidade em 1990.
    Em estilo neogótico que acompanha o do templo onde se encontra, o Mausoléu Imperial é adornado com pinturas murais representando a coroação de D. Pedro II e sua partida para o exílio, por ocasião da Proclamação da República. Os vitrais trazem as armas imperiais e figuras de santos católicos ligados à Família Imperial Brasileira. Destaque para o trabalho escultórico das tumbas, em mármore branco, de muita qualidade artística.


Esse é um dos pontos mais visitados na cidade. Depois de visitar o Museu Imperial e ficar encantado com toda a história de Dom Pedro II e a família, vale a pena passar na Catedral que fica na mesma rua, mas mais a frente. Dentro dela, a direita, já da pra visualizar o Mausoléu. É frio e um pouco assustador.
Será que pela noite, eles saem para esticar as pernas?



Fonte: Wikipédia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário