3 de março de 2011

Museu Casa de Santos Dumont - A Encantada (Petrópolis-RJ)

    Projetada pelo próprio Santos Dumont, foi construída pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, no ano de 1918, para residência de verão do inventor. É um chalé do tipo alpino encravado em terreno íngreme; uma construção muito original e única no Brasil.


    A Encantada como homenagem à rua do Encanto, onde está edificada, na altura do número 22. Ali passava longas temporadas até sua morte em 1932, ocorrida em Guarujá, São Paulo.

É um dos locais mais procurados na cidade além do Museu Imperial. Uma casa diferente do comum e bem a cara de Dumont. Pena que o ambiente não é mobiliado como uma casa mesmo, é apenas um espaço expositor. Destaque maior são para as escadarias com os degraus cortados, que todo mundo se diverte e o banheiro adaptado por ele com o chuveiro de água quente e o outro de frio.
Tudo muito bem conservado e organizado. Só fiquei triste, porque a parte do mirante astronômico não é aberto a visitações.

Esteja com horário disponível e vontade de andar, porque não é tão fácil chegar lá. O museu não fica no centrão da cidade, você procura pelo Museu de Cera que é próximo ou o ponto principal e ao lado da Encantada, que é a UCP (Universidade Católica de Petrópolis) - Campus Barão do Amazonas. 




sala de estar / jantar, com biblioteca e estúdio

As escadas, íngremes, tanto a externa quanto a interna, tem os degraus recortados, em forma de raquete, para facilitar os movimentos de subida e descida, evitando tropeços.

escada quase vertical, sobe-se ao quarto e banheiro.

O banheiro possui um chuveiro com aquecimento a álcool, feito com um balde perfurado dividido ao meio, com entradas para água fria e quente, e duas correntes de dosagem da temperatura.


Seu telefone era de magneto, e possuía o número "111" conforme a lista de assinantes da época. Ele o utilizava também para pedir suas refeições, que eram preparadas num grande hotel que existiu ao lado de sua casa, hoje pertencente á Universidade Católica de Petrópolis.


Acesso ao alto do terreno no nível do telhado onde se encontra um mirante para observações astronômicas.



Museu Casa de Santos=Dumont - "A Encantada"

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Telefone:  (24)  2247-5222
Visitação: terça a domingo de 9h30m às 17 h.
Visitas orientadas em português / Guided Tour in English / Visita guiada en español
Ingresso: R$ 5,00
-     Crianças de 7 a 10 anos, estudantes e maiores de 65 anos: R$ 2,50
-     Crianças até 6 anos: acesso livre


Fonte: A encantada


Ver mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário