17 de março de 2012

Casa da Ipiranga / Casa dos Sete Erros / Mansão de Tavares Guerra (Petrópolis - RJ)

Quais são os 7 erros na fachada da casa?

A Casa da Ipiranga também conhecida como Casa dos Sete Erros ou ainda Mansão de Tavares Guerra, localiza-se na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Atração turística da cidade, o seu apelido decorre de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas dos lados esquerdo e direito do seu alçado principal (fachada). Desde 2006 está aberta às visitas do público.


Erguida em 1884, a casa foi a residência da família do financista José Tavares Guerra, construtor do imóvel, e ainda pertence à família. Tavares Guerra também idealizou o projeto da casa, construída pelo engenheiro alemão Karl Spangenberger. Nas obras foi utilizada mão-de-obra de imigrantes alemães em lugar da escrava.
A casa mantém suas características originais, com alguns espaços requalificados, como por exemplo a cocheira, que, transformada em bistrô, conserva as divisórias do estábulo e até mesmo os cochos com alfafa para os animais. A sala de jantar, toda revestida em madeira de jacarandá, é utilizada para concertos e tem como melhor definição a do compositor maranhense César Nascimento:"É um grande violão". Foi ainda a primeira residência em Petrópolis a empregar luz elétrica, em 1896.
A casa, hoje centro cultural, tem intensa programação: concertos musicais, peças teatrais, exposições, workshops.


Outros detalhes dignos de interesse na casa:
  • Cerca de duzentos painéis distribuem-se por toda a casa, pintados ao longo de dez anos pelo pintor austríaco Carl Schäffer;
  • O lustre, da fundição francesa barbedienne, o mesmo usado no Palácio de Versalhes, na França, é em bronze, banhado à ouro;
  • Na antiga sala de música, as pinturas no teto recordam as viagens feitas por Tavares Guerra aos Alpes Suíços, África, Bagdá, Egito, Índia e Palestina. E suas paredes são todas revestidas por papel de ouro.
  • O espelho das portas, utilizado no século XIX como proteção para evitar que mãos sujas danificassem a pintura e a madeira, foram colocados em alguns quartos do segundo andar, também na parte de baixo da maçaneta, por causa das crianças.



Tudo ainda em aspecto original




O jardim é projeto do paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, o mesmo projetista dos jardins da Quinta da Boa Vista, sendo o único no Brasil que ainda conserva traçado original desse paisagista.


Casa da Ipiranga
Endereço: Rua Ipiranga, 716 - Centro - Petrópolis - RJ
Telefone: 24-22318718

Horários de visitação: de Quarta a Segunda-Feira das 12h às 18h (Terça: fechado)
Ingresso:R$8,00
Estudantes e visitantes acima de 65 anos pagam meia, crianças até 7 anos não pagam.

(Não é permitido fotografia dentro da casa da Ipiranga)


Site OFICIAL: Casa da Ipiranga  

A antiga cocheira também em estado original, está instalado atualmente o restaurante: Bordeaux Vinhos & Cia.
A cocheira, que, transformada em bistrô, conserva as divisórias do estábulo e até mesmo os cochos com alfafa para os animais.

Bordeaux Restaurante
Todos os dias a partir das 12h
Tel (24) 2242-5711
Site OFICIAL: Bordeaux Vinhos & Cia



Bebedouro dos cavalos

Ao centro: Maria Teresa bisneta de José tavares Guerra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário