8 de março de 2012

Instituto Ricardo Brennand (IRB) - Parte 1 de 2 (Recife - PE)






O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com quinze obras.


















O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI.A biblioteca do instituto possui mais de 20.000 volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.
Essas obras de arte estão reunidas em coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.







"Fuga de Pompéia", 1868.
Giovanni Maria Benzoni, Roma, (1809-1873)
Mármore, sec. XIX


Além das exposições permanentes e temporárias, o instituto oferece visitas guiadas, cursos de história da arte, programa educativo voltado aos alunos dos sistemas público e privado de ensino de Pernambuco, programas de arte-educação para professores e atividades culturais em geral.






Estátua de Dionísios

"Rapto da Sabina".
Francesco Zerri, Florença, Itália.
Mármore, séc. XIX. 4,20 m de altura.
Inspirada na obra de GIAMBOLOGNA escultor do sec, XVI
.

"Rapto da Sabina".
Francesco Zerri, Florença, Itália.
Mármore, séc. XIX. 4,20 m de altura.
Inspirada na obra de GIAMBOLOGNA escultor do sec, XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário